sexta-feira, 13 de julho de 2007

Colcha de retalhos

Esta dinâmica é bem interessante porque pode ser trabalhada com um número ilimitado de participantes. Na verdade, quanto maior o numero de participantes, melhor.
Deve-se distribuir para os integrantes retalhos de pano e canetas. Cada participante deve escrever no seu retalho algo que ele considera bem importante em suas vidas. Pode ser qualquer coisa, desde que para ele seja importante. A parte, pode ser pendurado em uma parede, deve ser colocado um pano maior para que este pano receba os retalhos que estão com os participantes. Logo depois que todos escreverem aquilo que consideram mais importante, deve-se pedir que um a um cite aquilo que escreveu e cole o seu retalho no pano maior que esta na parede pendurado. Pode-se colar com fita crepe que é suficiente para segurar, ou colocar velcro nos retalhos e no pano da parede. No final, assim que todos disseram auqilo que consideram mais importante e por que, uma "colcha de retalhos" terá sido formada no pano principal.
Para o mediador é o momento dizer que um grupo é feito desta forma, com a colaboraçao de todos e o trabalho final sempre depende do desempenho individual que somado pode acarretar num belo resultado ou não.
As variaçoes ficam por conta do mediador que irá inserir no contexto do grupo aquilo que ele ahcar melhor.

Nenhum comentário: