sexta-feira, 13 de julho de 2007

Dinâmica dos rótulos

Essa dinâmica é bem interessante visto que ela usa dos sentimentos das pessoas para fazer com que as mesmas reflitam sobre como tratam os outros. Não há um número de participantes mínimo, que é necessário é que haja etiquetas para todos.
O mediador deve preparar previamente etiquetas adesiavas com diversas ordens e distribuir uma para cada participante, tomando o cuidado de que a pessoa que recebeu a etiqueta não deve saber o que tem escrito nela. Depois que todos receberem as etiquetas deve-se pedir que eles tratem-se cada um de acordo com o que as pessoas exibem nas etiquetas.
É muito interessante porque as pessoas precisam identificar o que elas tem nos rotulos a partir de como os outros a vem tratanto.
Após algum tempo o mediador pede para que cada um expresse o que sentiu a respeito da forma como foi tratado e entao a pessoa pode retirar a etiqueta e saber oque nela estava escrito.
Essa dinâmica é boa para que as pessoas reflitam sobre o fato de que tratar os outros só pelo o que eles acham que são, não é uma boa.

Eis aqui algumas sugestões de rótulos:
  • trate-me bem
  • respeite-me
  • aconselhe-me
  • trate-me mal
  • ignore-me
  • ria de mim
  • zombe de mim
  • aprecie-me
  • ensine-me
  • rejeite-me
  • tenha piedade de mim

Nenhum comentário: