sexta-feira, 13 de julho de 2007

Grupo amarrado

Essa dinâmica visa exercitar a liderança e capacidade de superaçao do grupo. Deve-se distribuir entre os participantes, que devem ser uns 25 no máximo, pedaços de lã, barbante, ou algo similar com cerca de 40 cm. Entregues os pedaços de barbante, o mediador sugere que os participantes amarrem-se uns aos outros pelos pulsos, mas com cuidado para nao se machucarem. Assim que todos estiverem amarrados, o mediador anuncia que eles estão livres para fazerem o que quiserem, Uma boa sugestão é nesse momento liberá-los para o lanche. Seria bom que eles permanecessem um tempo amarrados para ver como se saem para realizer tarefas simples. A sugestão que eu recebi é que eles fiquem 30 minutos amarrados, mas esse tempo depende mais é do contexto, podendo ser aumentado, mas provavelmente diminuído.
No final, o mediador explica que eles já podem se soltar e pede para que cada um diga aquilo que sentiu quando teve que fazer alguma tarefa que sempre fez sozinho, mas acabou dependendo da ajuda de uma outra pessoa.
O mediador deve então ressaltar a importancia da superaçao de um grupo que tinha a dificuldade de estar amarrado e mesmo assim realizou a tarefa sugerida. O mediador deve ainda questionar aos participantes: o que as amarras podem representar? por que nos soltamos ou por que nao nos soltamos? por que nao questionar as regras? como é respeitar os limites ou as idéias dos outros?

4 comentários:

Anônimo disse...

Como você responderia estas perguntas? Eu acho que as amarras podem representar o emprego o vinculo com a empresa, as pessoas não se soltaram porque receberam uma ordem e sentiram que deveriam obedecer, novamente nos vemos conceito da obediência as regras, as regras não foram questionadas porque os particpantes acharam que não deveriam contrariar o chefe.

Érika Poeys disse...

O bom das dinâmicas é que dependendo do contexto pode-se tirar várias conclusões. Eu não tinha pensado por este lado, mas se no seu contexto você enxergou essa possibilidade é bom que seja exposta ao grupo para ser discutida. Obrigada por seu comentario.

Anônimo disse...

Erica, eu vou começar ministrar um curso e eu nunca trabalhei com dinâmica, não sou professor, sou advogado, no curso eu terei junto com a coordenadora que realizar essa dinâmica, estou meio perdido porque não estou conseguindo ver relação ou signifcado na dinâmica, eu irei ministrar um curso para assistente de empresas, as perguntas: O que as amarras podem representar? Eu acho que elas representam a sociedade, a dificuldade do trabalho em equipe, uma vez nos somos muito individualistas. Porque nos soltamos ou não nos soltamos? Acredito que os alunos não se soltaram por causa que eles se sentirão obrigados a realizar a tarefa (obediência) alguns que se soltarão por se sentirem incomodados com a situação, e não questionamentos das regras, é porque desde cedo somos ensinados a obedecer a regras.

Preciso muito de ajuda, se você puder me dar uma luz, eu não tenho experiência com apredizgem educacional, meu cargo é tecnico eu pretendia apresentar o curso todo na prática, essa dinâmica está me deixando preocupado. Você poderia por favor me ajudar?
princecaiafa@hotmail.com

Érika Poeys disse...

Caro Anônimo (rsrs),
digo anonimo pq é dessa forma que vc aparece para mim.
Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora de uma semana em minha resposta e acho que talvez nesse momento ela seja irrelevante pois provavelmente voce já deve ter utilizado essa dinamica, mas enfim antes tarde do que nunca.
Eu particularmente gosto muito dessa dinamica "Grupo Amarrado".
Acho que ela pode levar a diferentes questionamentos dependendo do contexto abordado.
Uma situação por exemplo é a de que todos mesmo que amarrados conseguem realizar suas tarefas. Mesmo que para isso tenham dependido de um colega. Isso indica que o grupo foi capaz de superar seus obstáculos. Esses obstáculos podem ser a falta de experiência (representada pela incapacidade momentânea de determinado movimento), a falta de motivação (representada pela dificuldade momentânea de alcançar algo/lugar q o outro colega também amarrado alcança e depende deste para solicitar o objeto desejado) e por aí vai. Por isso gosto dessa dinamica pois mostra que o individualismo não nos leva muito longe. Devemos aprender a cooperar e interagir com os colegas de trabalho para que possamos crescer individualmente.
Mas as amarras também podem representar a subordinação, as regras, as dificuldades para realizar tarefas, etc. como voce mesmo citou.
Acho que voce não tem motivos para se preocupar em como explicar essas "amarras". Tenho certeza de que voce vai se surpreender com as conclusões tiradas pelo seu grupo de trabalho. Voce pode realizar essa dinamica dez vezes com dez grupos diferentes e com certeza haverão dez conclusões diferentes. Cada grupo de pessoas terá uma forma particular de tirar conclusões. Voce deve instigá-los a falar, a dizer como se sentiram amarrados e tendo de realizar tarefas e qual conclusão chegaram com isso.
Espero que tenha ajudado e boa sorte nessa sua empreitada.
Atenciosamente,

Érika Poeys